A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, anunciou o lançamento do projeto "Alimentos da Terra", voltado para o apoio e capacitação das comunidades indígenas no cultivo de alimentos. A ação faz parte do programa SER Família Indígena e foi apresentada durante uma reunião com lideranças indígenas em Campinápolis, a 553 km de Cuiabá.
O projeto tem como objetivo auxiliar as aldeias a cultivar alimentos tanto para consumo próprio quanto para gerar renda, promovendo a autonomia das comunidades. "Tenho certeza que esse projeto irá auxiliar os povos indígenas a aproveitar os alimentos, seja para consumo, ou como fonte de renda. Podem contar com o Governo de Mato Grosso", afirmou Virginia Mendes, agradecendo o apoio de parceiros como o deputado Max Russi, a secretária de Assistência Social Grasi Paes Bugalho e a deputada Gisela Simona.
A iniciativa é uma parceria entre a Setasc (Superintendência de Assuntos Indígenas), a Secretaria de Agricultura Familiar e a Empaer, e beneficiará inicialmente 40 aldeias, com áreas de plantio entre 2 e 5 hectares. Além disso, o projeto oferecerá capacitação para o manejo da terra e a comercialização dos excedentes.